Aberto: Seg. a Sáb das 9:30h ás 19:30h Contacto: (+351) 226 090 761     (+351) 926 920 863     (+351) 916 569 291

News Dicas

DICAS DA CHI por ALDA ALMEIDA

Caras Amigas e Amigos,

Acabamos de fazer 1 ano e estamos verdadeiramente orgulhosos do nosso trabalho.

Todos os dias procuramos responder com eficácia aos desafios que nos são colocados. A dedicação de toda a nossa equipa e o dinamismo e simpatia que colocamos no nosso trabalho, têm dado os seus frutos.

Temos vindo a conquistar um lugar importante junto do nosso público e a construir, com cada um dos nossos pacientes uma relação de confiança e de parceria, relação esta vital para o alcance de resultados visíveis e sustentados.

A partir de hoje, e todas as semanas, estarei aqui neste espaço, para partilhar novidades, dicas e conselhos. Recomendações úteis para todos, fáceis de implementar e de seguir.

Fico também disponível para ouvir todas as vossas sugestões.

Para 2013, os nossos votos são + Saúde, + Beleza, + Bem-estar.

Espero que este espaço vos ajude nesta conquista.

Um abraço
Alda Almeida
(Directora-Geral CHI Clinic)

DICA CHI :: 10 REGRAS DE OURO PARA PERDER PESO:

1- Beba no mínimo 1,5 lts de água por dia (ou infusões sem açúcar)

2- Restrinja ao máximo o consumo de sal.

3- Substitua lacticínios gordos por magros (ou opte por leite de soja, amêndoa)

4- Reparta a sua alimentação por 5 refeições diárias. Seja regular nos horários e mastigue bem os alimentos.

5- Restrinja ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas. Pode beber um copo de vinho tinto por dia.

6- Limite o consumo de azeite a 2 / 3 colheres por dia.

7- Evite os fritos. Prefira grelhados, alimentos cozinhados ao vapor, no forno ou cozidos.

8- Complemente a sua dieta com exercício físico.

9- Substitua o açúcar por adoçantes.

10 - Deve ingerir preferencialmente peixe, carnes magras (frango e peru) e evitar as carnes vermelhas.

Seja perseverante e convicto na aplicação destas regras.

BOA SORTE!

Com um abraço
Alda Almeida

DICA CHI :: 5 HÁBITOS ALIMENTARES DE SUCESSO PARA UMA DIETA SAUDÁVEL:

1- Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe, jantar de mendigo!

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia sobretudo quando quer emagrecer. Estimula o metabolismo, dá energia e permite um melhor controle da fome ao longo do dia.

2- Dê cor ao seu prato!

Inevitavelmente vai ter que reduzir a quantidade de comida no seu prato, preenchendo-o com verduras plenas de fibra e muito saciantes.

3- Evite refinados!

Prefira cereais, grãos inteiros integrais, com mais vitaminas do complexo B e fibra para saciar a fome e controlar de forma mais eficiente os níveis de açúcar sanguíneo, regulando o apetite.

4- Momentos chave!

Além do pequeno almoço, o que come antes e depois do esforço físico é essencial para ter energia e para optimizar a reparação muscular.

5- Não receie cometer um pecado!

Não lhe vou mentir. Terá dias bons mas terá também momentos menos bons em que vai por tudo em causa e desacreditar o Plano, as suas capacidades e a sua força de vontade. O mais importante é saber o que realmente lhe apetece, comer algo que lhe dê prazer e voltar ao Plano.

Boa sorte, coragem e determinação para iniciar uma dieta saudável!

Um abraço
Alda Almeida

DICA CHI :: PEQUENO ALMOÇO REVITALIZANTE E ENERGÉTICO:

Hoje trago-lhe uma receita com base no Açaí, um fruta rica em proteínas, fósforo, ferro e cálcio.

Experimente este óptimo energético e anti-oxidante logo de manhã, ao pequeno-almoço, para um dia cheio de boa energia!

TAÇA AMAZONAS

1 mão cheia de frutos silvestres

Morangos às rodelas

1 colher de café de Açai

1 colher de café rasa de Guaraná

1 iogurte 

Adicione o Açai e o Guaraná ao iogurte e mexa bem.

Envolva as frutas e ... Delicie-se!

Um abraço
Alda Almeida
 
DICA CHI :: FITNESS - REGRAS DE OURO:

A busca por um corpo bem definido, de uma melhoria da saúde e consequente qualidade de vida, faz com que muitas pessoas procurem fazer exercício físico regularmente.

Mas, como em tudo na vida, há regras que devemos seguir.

Aqui ficam alguns conselhos.

1- A FREQUÊNCIA

3 sessões bem planeadas de treino de força são mais que suficientes. Podes complementar com outras 3 sessões de trabalho cardiovascular no ginásio ou em outdoor, mas não mais que isso.

2- OS EXERCÍCIOS

Procura treinar de forma equilibrada todos os grupos musculares, para obteres um corpo harmonioso.

3- LIBERDADE DE MOVIMENTOS

Os exercícios com pesos livres, sobretudo halteres, recrutam um maior número de fibras musculares, as do músculo-alvo e dos estabilizadores. Utiliza também uma bola de treino ou bosu como suportes.

4- APRENDE A TÉCNICA CORRECTA

Se és principiante no ginásio procura um instrutor que te possa vigiar a execução de exercícios. De nada te serve levantares grandes pesos com a técnica incorrecta, pois corres o risco de sofrer uma lesão e o benefício na tua performance tornar-se-á nulo.

5- NÃO PASSES HORAS A TREINAR

Procura fazer sessões com uma duração entre os 45 e os 60 minutos, organizando bem os exercícios que vais fazer, a sequência e os tempos de descanso.

6- DEFINE UM OBJECTIVO

Deves ter bem claro o que pretendes: perder gordura, ganhar massa magra ou complementar o teu desporto preferido. O teu treino deve corresponder a esses objectivos e assim teres algo tangível par avaliar.

Um abraço
Alda Almeida

 DICA CHI :: 10 REGRAS PARA UMA BOA SAUDE:

1 - CHECK UP OBRIGATÓRIO

Embora sejam aborrecidos, os exames médicos de rastreio são muito importantes. Na CHI Clinic temos um check up rápido e indolor - o VEI -  que nos dá todas as indicações necessárias para um protocolo de tratamento adequado às tuas necessidades.

2 - RESPIRA MELHOR

Mantém os ombros e o peito imóveis, inspira profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões de baixo para cima e dilatando o abdómen. Depois expira lentamente pela boca. Pratica este exercício 2 a 3 vezes por dia para melhorar a tua eficiência respiratória. Com a tempo irás aprender a utilizar toda a tua capacidade pulmonar.

3 - OS TEUS INTESTINOS FUNCIONAM BEM?

O trânsito intestinal é essencial à tua saúde e bem-estar.Procura cuidar muito bem deste aspecto. Bebe um copo de água morna logo pela manhã, aposta numa alimentação saudável e inclui frutas como a ameixa, o kiwi e a papaia.

4 - SONO REPARADOR

Não negligencies a importância de dormir. É durante o sono que se produzem as hormonas mais importantes na recuperação muscular. Procura dormir 7 a 8 horas. Se não tiveres tanto tempo compensa com uma pequena sesta. O teu rendimento no trabalho será muito melhor.

5 - FOGE DO STRESS

Evita situações de conflito. Mantém uma rotina de trabalho organizada. Estabelece metas realistas com datas que te permitam cumprir os teus compromissos e não prazos irrealistas.

6 - "QUANDO A CABEÇA NÃO TEM JUÍZO, O CORPO É QUE PAGA”

Não estamos a dizer que não tens juízo, mas depois de um dia mais difícil, não deves descarregar as tuas frustrações no treino. O exercício é a melhor arma para relaxares, mas prefere um treino leve, como se fosse de recuperação, com intensidades baixas o suficiente para libertares endorfinas e acalmares o espírito. Se abusares, corres o sério risco de sofrer uma lesão.

7 - SAÚDE AROMÁTICA

As ervas aromáticas e as especiarias são das melhores fontes de substâncias anti-sépticas, antivirais, cardio, protectoras e anti-cancerígenas. Tem sempre na despensa canela, açafrão, gengibre, pimentas variadas e salsa fresca.

8 - APROVEITA O AR LIVRE

A exposição moderada à luz solar garante vários benefícios para a saúde: promove a síntese da vitamina D na pele e potencia a síntese de serotonina, o neuro-transmissor de tolerância à dor, boa-disposição e bem-estar, controle da fome e anti-fadiga. No inverno, aproveita a hora do almoço, no verão, aproveita os primeiros raios de sol para uma sessão de treino ou apenas para uma caminhada, ainda que seja curta.

9 - A CIÊNCIA DOS AROMAS 

Os óleos essenciais têm efeitos estupendos na tua saúde e no teu bem-estar. Começa o dia com menta para teres mais energia e à noite aposta na relaxante lavanda. Tem sempre à mão pequenas garrafas que podes encontrar nas lojas da especialidade. Mistura na água do banho ou no ambientador.

10 - REVÊ A TUA POSTURA

O computador veio resolver muitos problemas na tua vida, mas trouxe outros consigo, sobretudo dores cervicais e lombares, ou mesmo uma ligeira lordose ou cifose devido à má postura. Senta-te numa cadeira que te permita flectir os joelhos a 90% com os pés totalmente apoiados no chão. A cabeça deve estar erguida com o olhar em frente e os ombros para trás. Activa os músculos abdominais e lombares, em vez de te afundares na cadeira.

Um abraço
Alda Almeida 
 
DICA CHI :: RECEITA COM BAGAS GOJI:

Hoje trago-lhe uma receita diferente mas divinal! Uma maionese de Bagas Goji.

Bata tudo com a varinha mágica e sirva com uma salada ou com o seu prato favorito.

O que é o Goji?

O Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais (norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa. Embora seja usado há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse da ciência ocidental quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante.

Alguns benefícios das Bagas Goji:

Experimentem!

Um abraço
Alda Almeida
 
DICA CHI :: OS 6 MELHORES REMÉDIOS NATURAIS
 

Para homens, para mulheres, para todos.

Afinal não é assim tão difícil cuidarmos de nós e da nossa saúde.

Estes 6 remédios naturais estão ao nosso alcance! Apanhar Sol, beber água , ter um descanso merecido, apanhar ar puro, fazer exercício e praticar uma dieta saudável! Parece fácil e garanto-lhe que é. Basta um pouco de empenho e tenacidade. Vai ver que se vai começar a sentir melhor.

Força e um abraço
Alda Almeida

DICA CHI :: 5 MOTIVOS PARA BEBER ÁGUA!

Caros amigos e amigas,

Já falamos na importância da água, alimento vital e imprescindível para a vida humana.

Hoje trago : 5 MOTIVOS PARA BEBER ÁGUA!

1 - Facilita a Digestão
A água ajuda na formação de enzimas, da saliva e do suco gástrico, que actuam na digestão. 

2 - Reduz Infecções
Um corpo hidratado é importante para fortalecer as defesas do organismo.

3 - Desintoxica e previne a celulite. Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. 
Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.

4 - Ajuda a emagrecer
Isso acontece principalmente quando ela é consumida juntamente com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contacto com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.

5 - Melhora a absorção dos nutrientesVale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as.
E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforça nossas defesas.

Ser saudável é uma questão de escolha. Por isso BEBA ÁGUA!

Um abraço

Alda Almeida 

DICA CHI :: HOJE DIRIGO-ME A TODOS OS FUMADORES!

Para lhe dar uma ideia dos benefícios de deixar de fumar, a American Cancer Society criou uma linha temporal que descreve o que poderá esperar dos primeiros minutos até 15 anos sem tabaco. 

Da revista Visão, recolho a informação que aqui partilho com todos :


Não adie mais! Na CHI Clinic podemos ajudá-lo. Temos uma Consulta Anti-tabaco que engloba um Check Up VEI/EIS, sessões de psicologia e electroterapia, um protocolo anti-tabaco e que tem demonstrado resultados fantásticos.

Fico à espera da sua boa decisão.
Um abraço
Alda Almeida
 
DICA CHI :: ACELERAR O METABOLISMO PARA QUEIMAR MAIS CALORIAS!

Olá Amigas!

Ouvimos muitas vezes dizer que o excesso de peso se deve, entre outras coisas, a um metabolismo lento do nosso organismo. Se fizermos uma dieta equilibrada e praticarmos exercício físico, poderemos ajudar o nosso metabolismo a trabalhar mais rápido e, assim, a queimar mais calorias.

Existem também alguns alimentos que podem ajudar na aceleração do metabolismo e que aconselho vivamente a introduzirem na vossa dieta.

Aqui vão:

Água:manter o corpo hidratado acelera o metabolismo além de nos proporcionar uma sensação de saciedade.

Amêndoas: fornecem vitaminas e fibras ao organismo, além de proporcionarem também uma sensação de saciedade.

Chá-verde: os antioxidantes do chá  verde  ajudam a acelerar o metabolismo.

Frutas vermelhas:são ricas em antioxidantes, fibras e de baixo teor calórico.

Salmão:fornece ómega 3 ao organismo.Por ser anti inflamatório o ômega-3 aumenta o nosso metabolismo basal, queimando mais calorias.

Carnes magras: as proteínas levam bastante tempo para serem digeridas. Para além de aumentar a sensação de saciedade por mais tempo, o corpo precisa de usar mais calorias na sua digestão.

Maçã: alimento de baixa caloria, a maçã ajuda a acelerar o metabolismo, ajudando na perda de peso.

Pimenta Vermelha: Acelera o metabolismo em 20% porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. 

Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. 

Um abraço a todas
Alda Almeida
 
DICA CHI :: VERÃO, SOL E CUIDADOS BÁSICOS

Como Verão à porta e a vontade de por o nosso corpo ao sol, há cuidados redobrados a ter com a nossa pele. 

Devemos preparar cuidadosamente a nossa pele para receber o sol. Só assim teremos uma atitude responsável, e conseguiremos um bronzeado saudável, mais bonito e uniforme.

Sugiro em primeiro lugar uma boa esfoliação, para uma renovação celular. Esta primeira esfoliação deverá ser mais profunda, e, ao longo do Verão deverá procurar fazer uma ou duas esfoliações mais leves para conseguir manter uma pele bem preparada e receptiva para receber os raios solares. Uma pele saudável é mais bonita, mais brilhante e ficará linda bronzeada.

A protecção adequada da pele é também fundamental para evitar o envelhecimento, a oleosidade e o aparecimento de manchas. Dependendo sempre do tipo de pele, mais ou menos sensível, devemos escolher um bom protector solar para corpo e rosto. 

Esteja sempre atenta ao nível de sol que apanha, dado que os protectores solares não bloqueiam totalmente os efeitos nocivos dos raios ultra violeta, apenas os atenuam. Vá aplicando o protector de 2 em 2 horas.

E não esqueça os lábios, usando várias vezes ao dia um protector labial.

Use um bonito chapéu e óculos de sol para proteger o rosto nas horas de maior calor.

O verão deve ser vivido e gozado com Saúde! PROTEJA-SE!

Um abraço
Alda Almeida
 
DICA CHI :: ALIMENTAÇÃO E BRONZEADO

Quem não quer exibir neste verão um corpo com um bronzeado bonito e saudável?

Sabemos que os cremes hidratantes e os protectores solares aliados a uma boa preparação/ esfoliação da pele antes de apanhar os primeiros raios de sol são muito importantes.

Mas sabia que a alimentação que fazemos também é responsável pelo processo de bronzeamento e sua manutenção? Existem substâncias como o betacaroteno,licopeno ou o ómega 3, presentes em alguns alimentos, que ajudam à produção da melatonina, o pigmento responsável pelo bronzeamento da pele.

Há inclusivamente alguns estudos que nos dizem que a tonalidade do bronzeado que mais chama a atenção - pelo aspecto saudável e bonito - é a que deriva de uma dieta rica em alimentos de coloração alaranjada ou verde-escura e não aquela resultante da exposição ao sol.

Assim, o consumo equilibrado de alimentos como cenouras, laranjas, tomate, melancia,morangos, bróculos, espinafres, rúcula ou agriões é altamente recomendado pelos nutricionistas.

Exitem alguns bons nutricosméticos com estes ingredientes na sua formulação, para além de ajudarem a proteger a pele das radioções ultra-violetas e permitirem prolongar o bronzeado. Na CHI Clinic usamos os da marca Thalgo, que vivamente aconselhamos.

E,para finalizar, aqui fica uma receita de um delicioso sumo de laranja, que ajuda a manter e prolongar um bronzeado saudável e bonito:

1 copo pequeno de sumo de laranja

1/2 beterraba crua

1 cenoura média

Centrifugue a cenoura e a beterraba e misture ao sumo de laranja.

Aproveitem e boa praia!

Alda Almeida